Seis dicas para criar uma política de Recursos Humanos Algumas dicas para os empreendedores que precisam começar a lidar com a gestão de pessoas de uma maneira mais formal.
A gestão de pessoas em uma micro ou pequenas empresas também é de extrema importância. Afinal, são as pessoas que nela atuam que também fazem o sucesso ou fracasso do negócio. Suas necessidades e seu desenvolvimento devem ser uma preocupação constante para qualquer empresário, por isso é importante desenvolver o que Fabiani chama de subsistemas de RH, ou seja, é preciso ir além do processo contratação – admissão/demissão –, controle de benefícios e folha de pagamento. Para isso, a pesquisadora preparou um roteiro básico de ações para estruturar um departamento de recursos humanos.
Roteiro básico para gestão de RH
Essas ações, que devem ser planejadas e estruturadas aos poucos, e estão divididas em 6 processos distintos:
1- Elaborar um plano estratégico de RH (analisando a situação atual do ambiente de trabalho, pontos que podem ser melhorados, estabelecer políticas e condutas, traçar objetivos, metas e estratégias para o departamento).
2- Estruturar e criar padrões para os processos e rotinas (organizar os processos, criar formulários, check lists, padrões para recrutamento e seleção, controle de benefícios, etc).
3– Clima Organizacional (a partir de 10 funcionários, é possível aplicar um questionário e fazer um pequeno levantamento entre os colaboradores para identificar como está a motivação, relacionamento,