USINA HIDRELÉTRICA DE ITÁ
CARLA MARCIELI SOSSMEIER GONÇALVES
FELLIPE JOSE PEREIRA
JÉSSICA MAIARA BATTISTI
LEANDRO MAFRA
TAYNAN JOSE DA CUNHA
USINA HIDRELÉTRICA DE ITÁ
BRUSQUE
JUNHO – 2014
CARLA MARCIELI SOSSMEIER GONÇALVES
FELLIPE JOSE PEREIRA
JÉSSICA MAIARA BATTISTI
LEANDRO MAFRA
TAYNAN JOSE DA CUNHA
USINA HIDRELÉTRICA DE ITÁ
BRUSQUE
JUNHO– 2014
Sumário
1-Resumo
Neste trabalho apresentamos de uma maneira abrangente a concepção de uma barragem, bem como seus tipos e métodos construtivos. Também ressaltamos a ideia das concepções das barragens, suas finalidades, assim como seus elementos. Neste caso trabalhamos em cima da Usina Hidrelétrica de Itá, onde descrevemos sua história, sua capacidade instalada, toda sua ficha técnica, as características da sua barragem, características hidrológicas e características geotécnicas.
Palavras chave: Barragem, Hidrelétrica, Características.
2-Introdução
Uma barragem é uma barreira artificial, feita em rios para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é, sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, além da produção de energia elétrica, ou regularização para se obter uma vazão média.
No trabalho, falaremos de modo geral sobre consenso de barragens e métodos construtivos das mesmas. E com pesquisa mais aprofundada falaremos sobre a Usina Hidrelétrica (UHE) de itá, situada no Rio Uruguai, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mostraremos dados técnicos, hidráulicos, hidrológicos, geotécnico e também sobre os métodos construtivos empregados nesta barragem.
3-Consenso de barragem
3.1-Finalidades das barragens
As barragens são feitas para armazenar a maior quantidade de água possível, seja pluvial ou até mesmo fluvial. Tem como principais finalidades o abastecimento de água em áreas residenciais, industriais, agrícolas, e a geração de