Usina eolica
A energia eólica é produzida por máquinas que os engenheiros chamam de aero geradores. Equipamentos de até 120 metros de altura que lembram cata-ventos ou moinhos. São compostos essencialmente por uma torre, um gerador elétrico e uma hélice. O vento faz as pás girarem e esse movimento é transformado em energia elétrica pelo gerador. Os parques eólicos podem ser localizados em terra ou no mar. Como para cada local o vento apresenta características e um comportamento diferentes, a necessidade de turbinas diferenciadas que aproveitem o máximo do potencial energético de cada sítio tende a estimular o desenvolvimento de pólos tecnológicos e industriais regionais.
O mercado norte-americano é atualmente o maior, produzindo 35.064 MW, seguido por China 25.805 MW, Alemanha 25.777 MW, Espanha 19.148 MW e Índia 10.926 MW, todos esses países com taxas de crescimento impressionantes do setor.
No Brasil, a capacidade atualmente instalada de 800 MW deve superar os 5 mil MW em 2012, como resultado da instalação dos parques eólicos previstos pelo programa oficial de incentivo às fontes alternativas de energia elétrica, o Proinfa, e pelos leilões de energia renovável, realizados em 2009 e 2010.
A exploração da geração eólica deve levar em conta cuidados ambientais: evitar ocupar regiões protegidas, sítios arqueológicos ou dunas e salvaguardar a população habitante do local, que pode sofrer com impactos visuais e leves impactos sonoros.
O problema da mortalidade de pássaros em decorrência de choques com aero geradores tem sido equacionado com o aperfeiçoamento dos estudos de rotas migratórias de