Usina de reciclagem
RESUMO
Este trabalho mostra o estudo que foi feito sobre os possíveis sistemas de gestão de resíduos, tomando como base o município de Joao Pessoa-PB. No dia 24 de abril de 2014 foi visitada a Usina Beneficiamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil da Prefeitura Municipal (USIBEN), localizada no bairro de Mangabeira, onde foram coletados dados através de entrevistas, trabalhos de campo e diagnósticos de resíduos sólidos urbanos.
1. Introdução
1.1 lixo
Lixo é tudo que não tem utilidade e é jogado fora. São materiais sólidos originados em trabalhos domésticos e industriais, e que é eliminado. A destinação do lixo tem sido um problema constante em quase todos os municípios, apesar de ser mais "visível" nas grandes cidades. Os municípios se deparam com a escassez de recursos para investimento na coleta, processamento e disposição final do lixo. No Brasil, os "lixões" continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos urbanos produzidos, causando graves prejuízos ao meio ambiente, saúde e qualidade de vida da população. Mesmo nas cidades que implantaram aterros sanitários, o rápido esgotamento de sua vida útil mantém evidente o problema do destino do lixo urbano. Existem algumas alternativas para reduzir o volume do lixo e amenizar os males causados por ele, por exemplo:
Aterros sanitários: São grandes terrenos onde o lixo é depositado, comprimido e espalhado por tratores em camadas separadas por terra. Grande parte desse lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários, vidros, plásticos, metais e papeis.
Incineradores: aparelhos utilizados para a queima de materiais, indicados, sobretudo para materiais de alto risco, mas podem ser utilizados para a queima de outros resíduos, reduzindo seu volume. As cinzas ocupam menos espaço nos aterros, o que reduz o risco de poluição do