Usgaap, brgaap e ifrs
Para se entender a importância do tema U.S. Gaap, IFRS e BR. Gaap, é necessário retroceder na história econômica mundial até meados do ano de 1870, onde verificamos uma tendência ao liberalismo econômico.
Seguindo o pensamento liberalista, neste período ocorre a diminuição das barreiras comerciais, privatizações, o que favorece a globalização econômica de uma forma geral. É a partir desta data que passa a existir uma tendência maior das empresas em buscar economias de escala, o que expande ainda mais na década de 1990, onde houve um grande aumento do mercado acionário dos países industrializados.
Desta forma, é inquestionável que este contexto gerou às empresas um ambiente de maiores oportunidades de crescimento e lucratividade, porém junto a esta expectativa, cresce o nível de exigência e competitividade.
Assim, com o mercado de ações cada vez mais intenso e competitivo, empresas negociam suas ações no mercado doméstico e internacional, de modo que é fundamental para a atração de capital investidor a transparência, a fim de garantir ao investidor as informações necessárias para analise dos riscos do negócio.
Com efeito, se consagrou como o instrumento primordial para esta análise as demonstrações contábeis e financeiras, as quais mostram de maneira transparente a situação financeira da empresa, possibilitando uma análise detalhada dos riscos do investimento naquela empresa.
Porém mesmo com o uso deste instrumento sendo amplamente difundido em todo o mundo, é de se ressaltar que estas demonstrações contábeis são regidas por princípios e práticas locais, as quais dificultam a um investidor estrangeiro ter uma percepção real do risco de seu possível investimento, sem que tenha que ser introduzidos às mais específicas regras contábeis do local em que pretende investir.
Conforme Haverty, “A diversidade nos padrões é infelizmente uma barreira considerável ao fluxo de capital além fronteiras. Para avaliar