User Stories
Publicado em outubro 10, 2011 por Glauco Primo, membro Equipe Design, GPE Ltda. em Scrum
Podemos definir e organizar os requisitos de um sistema utilizando User Stories (histórias de usuário). User Stories são artefatos de desenvolvimento utilizados em sistemas geridos segundo metodologias ágeis.
Muitas perguntas são levantadas na hora de escrever User Stories, por exemplo: * User Stories são iguais Casos de Uso? * Como descrevo minhas User Stories? * Que tipo de informações podemos inserir nas User Stories? * De quem e pra quem são feitas?
As respostas para essas perguntas são amplamente discutidas na comunidade Scrum e vamos tentar analisá-las abaixo.
Casos de Uso e User Stories são similares, como é apresentado por Martin Fowler em seu texto User Cases and User Stories. Ambos são utilizados para organizar requisitos. Porém, enquanto Casos de Uso descrevem ações de interação segundo uma narrativa impessoal entre o usuário e o sistema, User Stories focam nos objetivos do usuário e como o sitema alcança esses objetivos.
User Stories fracionam os requisitos para que seja possível (e mais fácil) estimar o esforço para realizar aquele objetivo. Resumindo, User Stories são descrições simples que descrevem uma funcionalidade e é recomendável que sejam escritas segundo o ponto de vista do usuário.
User Stories devem ser curtas, simples e claras. Devemos conseguir escrevê-las em um simples e pequeno cartão (conhecidos como User Index Cards). Se não há espaço para escrevê-la em um cartão é porquê devemos refiná-la mais, e as dividir em outras User Stories.
Podemos construir User Stories como mostrado na figura abaixo. Especificando o ator, a ação e a funcionalidade desejada.
Ator – O proprietário da User Story. De forma simplista é o usuário, o interessado naquela funcionalidade. Mas é recomendado descrever de forma específica quem é o ator para ser mais fácil identificar o contexto da história