Usando o banco de dados NoSQL Redis para otimizar sistemas de alta escalabilidade
Compartilhar estas soluções é uma das maneiras de agradecer à comunidade de desenvolvedores por usarmos software livre, difundir o conhecimento criado na empresa e melhorar nossa própria ferramenta.
Bancos NoSQL, entende-se “Not only SQL”, surgiram da necessidade de escalar bancos de dados relacionais com propriedades ACID em projetos web de alta disponibilidade que operam em larga escala. Suas principais características são alta performance, escalabilidade, fácil replicação e suporte a dados estruturados.
Este rompimento com os padrões SQL causa sempre grande repercussão e muitas discussões carregadas de sentimentos e emoções, mas a verdade é que os bancos de dados relacionais ainda servem para resolver muitos problemas que nem sempre (veja bem, nem sempre) poderão ser resolvidos com bancos NoSQL, como por exemplo:
Necessidade de forte consistência de dados, tipagem bem definida, etc; Pesquisas complexas que exigem um modelo relacional dos dados para realizações de instruções e operações de junção, por exemplo; Dados que excedam a disponibilidade de memória do servidor, por mais que possamos utilizar swap, ninguém quer prejudicar a performance neste caso.
Ao escolher seu banco de dados, o importante é considerar as funções e características específicas do sistema. Os bancos de dados NoSQL podem ser utilizados especialmente para funções descritas neste artigo. Vamos, neste post, abordar particulamente a nossa experiência com o Redis.
FONTE: