Usabilidade
Paulo Alves1, José A. Pires2
Escola Superior de Tecnologia e de Gestão
Instituto Politécnico de Bragança
Portugal
1
palves@ipb.pt ; 2 adriano@ipb.pt
Abstract— A usabilidade é uma área de estudo que tem vindo a crescer nos últimos anos, tendo sido a Web a sua principal impulsionadora. O termo engenharia da usabilidade passou a fazer parte do vocabulário dos programadores e designers gráficos, sendo aplicado a uma área de estudo com muitos anos que é a interacção homem-máquina, área esta que surgiu com as primeiras interfaces gráficas.
Num projecto de software a usabilidade deve ser uma preocupação constante durante todo o processo de desenvolvimento. Esta deve ser vista a montante e a jusante do processo de desenvolvimento. A sua análise a montante significa que o desenho da interface deve ser baseado em princípios heurísticos, ou seja, as regras definidas. A usabilidade a jusante refere-se aos testes de campo efectuados com os utilizadores, validando ou não os princípios heurísticos.
Neste artigo serão abordados os princípios heurísticos em usabilidade, assim como deverão ser conduzidos os testes com os utilizadores e a forma de avaliar esses resultados. Como caso de estudo será apresentada uma Intranet educacional.
Index Terms— Interacção gráficas, usabilidade.
homem-máquina,
interfaces
I. INTRODUÇÃO
S
operativo, aplicação ou Web site, sendo os principais marcos o sistema operativo da Macintosh e o browser da Netscape. O sistema operativo Macintosh, revolucionou a forma como o utilizador interage com a máquina, sendo usada várias metáforas como o desktop que se traduziram numa maior eficiência na utilização da máquina.
Também o browser Netscape (tal como o antecessor
Mosaic) veio transformar a Web num ambiente hipermédia, em que a imagem passou a ser uma metáfora de interacção.
O estudo da usabilidade em aplicações, CD-ROM multimédia ou em sites Web,