Unopar 2º semestre transição da idade média para idade moderna.
A Idade Média representa um período de mudanças significativas, em toda Europa, principalmente no que diz respeito ao predomínio da vida rural. Ao modo de produção escravagista da Antiguidade, sucedeu-se o feudal e os trabalhadores típicos passaram a ser os servos que, por não terem a posse da terra, estabeleciam uma relação servil de trabalho, produzindo para si e também para todos os habitantes do feudo.
O trabalho mudou no decorrer da Idade Média, diversificando-se, aos poucos, com o surgimento ou renascimento de novas atividades, após uma longa persistência da agricultura como atividade básica, devido à importância atribuída à terra e à especificidade da mão-de-obra feudal.
Ocorreu, assim, a ascensão das atividades de comércio e de artesanato, surgindo novas demandas de trabalho e a formação de riquezas. Tais mudanças na Idade Média focaliza o Regime Feudal, a força da Igreja, o surgimento e a ascensão do comércio, as corporações, os artesãos, o trabalho, cujo significado do trabalho seria a base da Revolução Industrial.
A Idade Moderna é o período compreendido entre os anos de 1453 (queda de Constantinopla) e 1789 (Revolução Francesa). Nesse período aconteceram transformações sócio-políticas e econômicas que mudaram o curso da história.
O entendimento de idade media como foi sua temporalidade, e seus acontecimentos que marcaram o tempo sagrado e o tempo mercado, buscando compreender o que ocorreu entre os séculos, XI e XII, XIII e ver como ocorreram as mudanças na sociedade medieval. A época moderna pode ser considerada, exatamente, como uma época de "revolução social" cuja base consiste na "substituição do modo de produção feudal pelo modo de produção capitalista", o que ocasionou diversas mudanças em vários âmbitos da vida humana. Desenvolvimento
A Idade Média foi um período caracterizado pelo momento histórico de crise do modo de produção feudal e das relações econômicas,