Relatorio de estagio
Em suma, é possível perceber as correlações extremamente relevantes entre a gestão contábil e o controle patrimonial. O controle do patrimônio visa estabelecer todo o domínio sobre os ativos do empreendimento. Mas por que tal necessidade tão explícita? É fato a ocorrência de depreciação dos bens e a necessidade constante de avaliação dos mesmos afim de caracterizar o real estado sendo possível quantificar a perda ou o ganho de capital de determinado bem. Do ponto de vista do gestor, este possui grande responsabilidade afim de mostrar transparência aos acionistas.
Percebe-se então a grande responsabilidade em determinar todas as variáveis de estado de um bem de forma periódica afim de possuir dados confiáveis da realidade do empreendimento. Temos então o controle patrimonial, que muitas vezes é utilizado juntamente com ferramentas de apoio, chamados de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE). Tais sistemas possuem diversos módulos para garantir sinergia em todos os departamento da empresa
Quando falamos de patrimônio não falamos somente de prédios, veículos e instalações… O conceito de patrimônio é muito mais amplo.
Como patrimônio podemos entender também as matérias primas, os produtos que estão no estoque e até mesmo patentes, isso mesmo !! A propriedade intelectual e descobertas tecnológicas que uma empresa tem, também fazem parte do seu patrimônio e devem ser contabilizadas pelo controle patrimonial.
Mas o que é controle patrimonial ? Afinal, o que significa esse conceito ? Implantar o processo de controle patrimonial na empresa significa identificar e catalogar todos os bens disponíveis e verificar o preço atual de cada um deles, conhecendo o preço de cada um dos bens disponíveis e somando os seus valores, podemos ter uma idéia exata do valor de mercado da empresa.
Vantagens da Implantação do Controle Patrimonial para o Gerenciamento da Empresa
O fato é que a grande maioria dos profissionais de