união europeia
Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação.
Os blocos econômicos são um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes.
A maioria dos blocos comerciais estão definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de integração econômica.
União Europeia – U.E.
1.1 Quem é?
A União Europeia é considerada um Bloco Econômico que é constituído por 27 países. É considerado o mais fluente do mundo, sendo considerada uma supranacional econômica e política, pois sua união vai desde politica social ate econômica.
Ela surgiu através dos Tratados de Roma (1951) e a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (1957) , além da Euratom (Comunidade Europeia da Energia Atômica).
1º Estágio: Benelux: O Benelux foi um bloco criado ainda durante a Segunda Guerra Mundial, tinha como integrantes a Belgica, Holanda e Luxemburgo. E com objetivo de integrar esses três países em um mercado comum e único, com a redução das tarifas aduaneiras.
2º Estágio: CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço): Criada em 1952, ela era composta pelos países do Benelux juntamente à França, Itália e Alemanha Ocidental. Sendo também chamada de Europa dos seis. Tinha como planejamento integrar a produção siderúrgica dos seis países e objetivo principal estabelecer um acordo com a Alemanha Ocidental para que compartilhassem a produção de carvão mineral e minério de ferro na região da França e da Alemanha.
3º Estágio: Mercado Comum Europeu (MCE) ou Comunidade Econômica Europeia (CEE): Com a fragmentação dos países em estados independentes, os remanescentes do CECA (2º estágio) resolveram que era necessário implantar esses novas nações a seu bloco econômico,