União Europeia
INTRODUÇÃO
Com este trabalho, pretendo ficar a conhecer mais um pouco da União Europeia, tentando não aprofundar o tema e torná-lo claro, explorando os pontos mais importantes da UE.
Neste trabalho poderá obter respostas como os principais tratados, as principais instituições e um pouco sobre os símbolos que representam a União Europeia.
Principais Tratados Da União Europeia
Tratado de Lisboa – assinado em 13 de dezembro de 2007 e colocado em vigor em 1 de dezembro de 2009. Trata de tornar a UE mais democrática e eficaz para resolver problemas mundiais.
Tratado de Nice – assinado em 26 de fevereiro de 2001 e colocado em vigor em 1 de fevereiro de 2003. Tem o objetivo de reformar as instituições e criar métodos para alterar a composição da Comissão e do Conselho da União Europeia.
Tratado de Amesterdão – assinado em 2 de outubro de 1997 e colocado em vigor em 1 de maio de 1999. Tem o objetivo de reformar as instituições para preparar a adesão de mais países à UE.
Tratado de Maastricht – assinado em 7 de fevereiro de 1992 e colocado em vigor em 1 de novembro de 1993. Tem o objetivo de preparar a união monetária europeia e introduzir elementos para uma união política dos países do bloco.
Ato Único Europeu – assinado em 17 de fevereiro de 1986 e colocado em vigor em 1 de julho de 1987. Tem o objetivo de proceder à reforma das instituições para preparar a adesão de Portugal e Espanha ao bloco, e simplificar a tomada de decisões dentro do mercado único.
Tratado de Bruxelas – assinado em 8 de abril de 1965 e colocado em vigor em 1 de julho de 1967. Tem o objetivo de simplificar o funcionamento das instituições europeias.
Tratado de Roma – assinado em 25 de março de 1957 e posto em vigor em 1 de janeiro de 1958. Tem o objetivo de instituir a Comunidade Econômica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica.
Principais Instituições e onde se situam: