União europeia
Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França (Incluindo Mônaco), Grécia, Holanda, Irlanda, Itália (incluindo San Marino e o Vaticano),Luxemburgo, Malta, Portugal.
2- É uma organização mais organizada do Mundo com uma autonomia excelência com os seus instrumentos a funcionar todos entre elas a única moeda, livre circulação de bens capitais, pessoas, produtos e serviços; União aduaneira concretizada; parlamento a funcionar; estabelecimentos de medidas econômicas em bloco e justiça, como forma de Direito democrático nos Países membros. E mais menos isto que deferência a EUA com restantes blocos regionais.
3- A formação de uma crise financeira na zona do euro deu-se, fundamentalmente, por problemas fiscais. Alguns países, como a Grécia, gastaram mais dinheiro do conseguiram arrecadar por meio de impostos nos últimos anos. Para se financiar, passaram a acumular dívidas. Assim, a relação do endividamento sobre PIB de muitas nações do continente ultrapassou significativamente o limite de 60% estabelecido no Tratado de Maastricht, de 1992, que criou a zona do euro. No caso da economia grega, exemplo mais grave de descontrole das contas públicas, a razão dívida/PIB é mais que o dobro deste limite. A desconfiança de que os governos da região teriam dificuldade para honrar suas dívidas fez com que os investidores passassem a temer possuir ações, bem como títulos públicos e privados europeus. Portugal, Irlanda,