União africana
A União Africana, ou UA, é uma organização pan-africana cuja tarefa central é a promoção da paz e da prosperidade num continente unido.
A UA advoga a integração política e económica do continente. O seu objectivo é impulsionar o desenvolvimento, erradicar a pobreza e encorajar a integração africana na economia global.
Com 53 nações membros, a UA sucedeu à Organização de Unidade Africana, OUA, em 2002. Nos últimos anos da sua existência, a OUA - que teve a sua origem nas lutas pela descolonização no início dos anos 60 - estava a ser criticada por se ter transformado num mero e ineficiente órgão de conversas.
Concebido pelo líder líbio, Muammar el Kadafi, que propusera a criação dos “Estados Unidos de África” da UA é modelada na União Europeia.
A UA empossou um parlamento pan-africano em Março de 2004 - uma das várias instituições que se estrutura, constituída para debater questões que afectam o continente africano, actua como conselho de Estado da UA.
Há planos ambiciosos com vista a constituição de um Tribunal de Direitos Humanos, um Banco _____ monetário e, até 2023 uma comunidade económica africana com moeda única.
A UA vê a resolução de conflitos como um pré requisitos para a prosperidade. Por essa razão criou, ____ 2004, um conselho para a paz e segurança. O conselho tem mandado para intervir em conflitos,_______ velho princípio da OUA de “não-interferência” por um de “não-indiferênça”.
O conselho para a paz e segurança pode autorizar a movimentação de tropas em circunstâncias como crimes contra a humanidade, e pode mandatar missões de manutenção da paz. Há planos para a criação de uma força de reacção rápida.
Forças de manutenção da paz União Africana estão neste momento colocadas no Burundi. Há _____ Africanas a proteger observadores militares na região sudanesa de Darfur.
A UA supervisiona a Nova parceria para o Desenvolvimento Africano, NEPAD, um plano para a ______ governação e gestão económica em troca de