Universo
Luana: A violência contra a mulher é entendida como qualquer ato ou conduta, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto público como privado. Em nossa sociedade muita gente ainda acha que o melhor jeito de resolver um conflito é a violência e que os homens são mais fortes e superiores às mulheres. Embora muitas vezes o álcool, drogas ilegais e ciúmes sejam apontados como fatores que desencadeiam a violência contra a mulher.
Os números de violência contra as mulheres são impressionantes. De acordo com a OMS, quase metade das mulheres assassinadas são mortas pelo marido ou namorado, atual ou ex. Pelo menos umas em cada três mulheres apanham, são violentadas ou forçadas a manter relações sexuais em algum momento de sua vida. No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos. Na Inglaterra, por semana, duas mulheres são mortas pelos seus parceiros. No Egito, 35% dizem ter apanhado do marido. Na África do Sul, 147 mulheres são estupradas todos os dias. Na França, 25 mil mulheres são violentadas a cada ano. Nos Estados Unidos, uma é estuprada a cada 90 segundos.
Hoje vocês vão acompanhar a trajetória de Rafaela, uma típica dona de casa que sofre com a violência de seu marido Rodrigo.
Peço silêncio pois não utilizaremos o microfone
(Abre as cortinas,Joyce sentada no canto brincando com uma boneca, Marcos Paulo sentado na cadeira fumando,Rafaela em pé preparando a comida)
Rafaela: Meninos a comida está pronta podem vim já. João Paulo apague esse cigarro, seu pai já deve estar chegando e se ver você fumando vai te enfiar o cacete.(Somente Joyce senta na mesa)
João Paulo: Foda-se não tenho medo dele
Rafaela: Eita menino apague essa merda logo e venha comer (João Paulo apaga o cigarro, e todos sentam na mesa)
Joyce: Mamãe cade o papai?
Rafaela: Uai filha papai saiu cedo sem dar satisfação.
João Paulo: Ah quando é assim deve estar enfiando o cú de cachaça no Bar do Divino.