Universo
STC 7
O Conhecimento do universo
Índice
Introdução…………………………………………………………………………………3
Desenvolvimento………………………………………………………………………...4
Conclusão………………………………….……………………………………………….13
Webgrafia……………………………………………………………………………………14
Introdução O Sistema solar formou-se há cerca de cinco mil milhões de anos, a partir de uma nuvem interestelar de gás e poeiras em rotação de nebulosa que deu origem ao sistema solar. O sistema solar é aquele minúsculo local onde “ Moramos “ no Universo. Encontra-se num dos braços da via láctea, a nossa, “cidade de estrelas”, uma entre as cerca de 100 mil milhões de “cidades de estrelas” (galáxias) no Universo, todas com milhões e milhões de estrelas. Muitas destas estrelas formam sistemas. Sistema solar é o nome atribuído ao nosso sol e a tudo o que obriga a viajar à sua volta, desde os planetas, asteróides, cometas e inúmeros fragmentos de rochas e pequenas partículas de matéria. O avanço da tecnologia permitiu o estudo da evolução do universo, nomeadamente a Teoria do Big Bang, as condições essenciais que permitem a vida na terra.
Cronologia do Universo Imagem 1- Big Bang
A cronologia do universo segundo a Teoria do Big Bang, ao tempo em que utiliza os parâmetros de tempo astronómico e as coordenadas da expansão dos astros. Observações sugerem que o Universo, tal como actualmente é conhecido pela Humanidade, teve seu começo ao redor de 13,7 bilhões de anos atrás. Desde então a evolução do Universo atravessou 3 fases: O Universo primordial, ainda pouco compreendido, em que havia uma gama de partículas que somente podem ser reproduzidas mediante os complexos aceleradores e que surgiram logo após o Big Bang, cujos detalhes são apenas teóricos.
Após este momento, no Universo inicial, sua evolução processou-se de acordo com teorias conhecidas pela Física de partículas. Foi neste momento que