Universo da Logística_ Estoque 2
588 palavras
3 páginas
Conheça os tipos de estoque de uma empresa e saiba se você usa o modelo correto9/06/2014 . POR MEUSUCESSO .COM
Entender bem esse assunto é fundamental para o empreendedor que trabalha com produtos.
Para falar sobre quais são os tipos de estoque de uma empresa e qual deles seria o mais adequado para cada situação empresarial, é preciso aludir a um conceito que enquadra justamente a escolha do melhor modelo e a forma de organizálo: gestão e controle de estoques. O termo "gestão", nesse sentido, não é tão tradicional, mas a ideia por trás dele está presente nos negócios há muito tempo.
O bom controle de estoque se relaciona diretamente com o sucesso de um negócio, especialmente quando se trata de comércio ou do setor industrial, por exemplo. Grande excedente de produtos representa capital empatado e custos logísticos e operacionais desnecessários, enquanto quantidade insuficiente de estoques pode gerar diminuição dos lucros e aumento dos preços, por causa da falta de produtos ou matériaprima.
Assim, a gestão de estoque e de materiais deve ser uma prioridade, especialmente, como já citado, para o setor comercial, fábricas e empresas que no geral lidam com grande fluxo de produtos. As vantagens de manter um estoque variam de acordo com seus propósitos, mas a diminuição de custos ou aumento dos lucros são motivações comuns para o armazenamento de um ou outro tipo de produto.
Quer seja para pagar mais barato por uma mercadoria ao comprála em grandes quantidades, ou para fazer melhor aproveitamento dos veículos de transporte (encher um caminhão em vez de utilizar metade de sua capacidade, por exemplo), a existência do
estoque pode ser justificada também pela preocupação em ter "à mão" o produto a ser consumido, como prevenção para qualquer problema em conseguir mercadorias novamente ou com relação a incertezas na demanda ou tempo de entrega (lead time). Em resumo, a boa gestão do estoque resulta na redução de custos com transporte e produção, na
coordenação