Universo da cor
que evidencia talento
ou
genialidade.
Candido Portinari, u m dos maiores coloristas de nosso t e m po, " c o n f e s s o u a A u g u s t o Frederico S c h i m i d t q u e se c o n s i d e rava c o m p l e t o p o r t e r s a b i d o e n t r e l a ç a r v o c a ç ã o e f o r m a ç ã o , o que valia por dizer: sensibilidade e t é c n i c a " .
4 2
Analisando a história do aprendizado, c o n s t a t a m o s
que
t o d o ser h u m a n o é capaz de evoluir a partir de seu nível d e sensibilidade e de conhecimento.
Ilustr. 82 - Colocar qualquer quantidade de cor s o b r e uma tela é m o v i m e n t a r t o d a s as faixas d o e s p e c t r o , criando t e n s õ e s entre a cor aplicada e o f u n d o branco ou c o m as d e m a i s cores porventura existentes no quadro.
117
Tal c o m o a c o n t e c e c o m o c o n h e c i m e n t o , a s e n s i b i l i d a d e p o d e ser d e s p e r t a d a e d e s e n v o l v i d a . E claro q u e o í n d i c e d e s s e desenvolvimento estará condicionado a características, dons ou limitações individuais.
S o b r e o a p r e n d i z a d o d o olhar, para atingir a a m p l i t u d e e c o m p l e x i d a d e d o ver, G u i m a r ã e s R o s a c o n s t r ó i o m o n ó l o g o i n terior e m que Riobaldo, relembrando a singela beleza da florzinha d o vale, diz t e r sido D i a d o r i m q u e m lhe e n s i n a r a a v ê - l a .
4 3
I n ú m e r o s d e p o i m e n t o s de g r a n d e s coloristas de várias é p o c a s c o m p r o v a m ser a c a p a c i d a d e de ver o ato
principal
d e colorir. De o n d e c o n s t a t a m o s q u e o e x e r c í c i o c o n t í n u o do a p e r f e i ç o a m e n t o do olhar para ver mais e m e l h o r t e r m i n a por fazer desse exercitante um