Universidade Veiga de Almeida
CURSO DE NUTRIÇÃO
EMBRIOLOGIA HUMANA
PAMELA GARCIA SOARES
20141104627
RIO DE JANEIRO
SETEMBRO – 2015.2
PAMELA GARCIA SOARES
Trabalho referente à disciplina de Histologia e Embriologia, orientado pelo professor Carlos Eduardo Moura Pedreira.
RIO DE JANEIRO
SETEMBRO – 2015.2
ÍNDICE
1. Introdução...........................................................................3
2. Objetivos da Embriologia..................................................3
2.1 Aplicações da Embriologia..............................................4
3. Etapas do desenvolvimento................................................
4. Fecundação...................................................................
5
5
5
5
5
5
1. Introdução
O que é Embriologia?
Embriologia é a ciência que estuda a formação e o desenvolvimento dos órgãos e sistemas do ser humano. Todo organismo sofre mudanças progressivas durante sua vida. Essas mudanças são muito mais pronunciadas e rápidas nas fases mais jovens do desenvolvimento, principalmente na fase embrionária. E embora o nascimento seja um momento que marca o término de uma fase e o início de outra, não representa o fim dos processos de desenvolvimento humano. A embriologia se ocupa das transformações sofridas pelo óvulo até o nascimento. Em termos didáticos, engloba o período de gametogênese, fertilização, clivagem, gastrulação e organogênese. O desenvolvimento de cada ser humano começa com a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. Após a fecundação tem início uma série de eventos que caracterizam a formação do zigoto que dará origem ao futuro embrião.
O zigoto é uma célula única formada pela fusão do óvulo com o espermatozóide e na qual estão presentes os 46 cromossomos provenientes dos gametas dos pais, cada um contendo 23 cromossomos.
A partir de 24 horas contadas após a fecundação, o zigoto começa a sofrer sucessivas divisões mitóticas, inicialmente originando inúmeras