Universidade Federal Do Amap
Estética e História do Natal
Aluno:Victor Antônio Martins Barbosa de Figueiredo
Disciplina:Estética e História da Arte
Professor:André Barros Coelho
Amapá-2013
Estética e História do Natal
Victor Antônio Martins Barbosa de Figueiredo1
Resumo
Objetiva esclarecer a cerca do tema,expondo dados históricos,simbologias e particularidades de diversos lugares do mundo,a festividade de acordo com as tradições e costumes de diversos países.Através das informações obtidas por meio de blogs e sites portugueses e brasileiros e através de alguns dados coletados pelos estudos feitos pelos professores e estudiosos Valeriano Santos Costa e Amélia Hamze,aborda-se no trabalho curiosidades e informações a respeito do sentido estético da festividade natalina.
Palavra-chave
Natal, Festividade, Simbologia, Tradição
Introdução
As tradições envolvidas na comemoração do natal são muito antigas e foram se renovando no decorrer dos séculos.Durante esse tempo algumas culturas acabaram marcando suas festividades natalinas com aspectos regionais. O mundo inteiro comemora o Natal, sendo que todos possuem maneiras próprias de comemorar.
Até mesmo os países não cristãos,incorporaram a festividade natalina à sua tradição e eles se utilizam das mesmas simbologias natalinas,ou então as adaptam ao seu ambiente e às suas próprias crenças.
1 Victor Antônio Martins Barbosa de Figueiredo é aluno do curso de arquitetura e urbanismo,na Universidade Federal do Amapá do campus Santana-AP e cursa o primeiro semestre.
1.De sua origem até a atualidade No dia 25 de dezembro,atualmente,comemora-se o natal,festa em que celebra-se o nascimento de Jesus.Entretanto,o período de inverno de cada ano já possuía sua importância para vários povos bem antes do cristianismo.Muito se especula sobre qual a verdadeira origem,mas a celebração do natal antecede o cristianismo em pelo menos 2000 anos. Tudo começou