Competencias Profissionais
Competências Profissionais
7º Período
Belo Horizonte 25 de Março de 2015
A Teoria Estruturalista pode ser considerada uma teoria de transição em relação às Teorias anteriores. Nesse sentido, a Teoria Estruturalista utilizou de algumas contribuições das teorias anteriores e avançou nos estudos das organizações em um contexto mais amplo. Com base nessas considerações, desenvolva um texto de no mínimo duas paginas mostrando a relação da Teoria Estruturalista com as teorias anteriores, destacando os pontos em comum e os aspectos em que a Teoria Estruturalista avançou.
“Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o “homo economicus” e a Teoria das Relações Humanas o “homo Social”, a Teoria Estruturalista focaliza o “Homem Organizacional”, a pessoa que, desempenha diferentes papéis em várias organizações”.
Na sociedade de organizações, moderna e industrializada a volta à figura do homem organizacional que, desempenha Simultaneamente papéis em diferentes organizações na sociedade moderna e industrializada. A Teoria das Relações Humanas, o “homem social”, que surgiu nos Estados unidos como consequência das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição á Teoria Clássica da Administração, já a Teoria Estruturalista focaliza o “homem organizacional”, que recebe recompensas materiais e sociais e que desempenha papéis em diferentes organizações. Organizações estas que também passaram a ser estudadas de forma diferente, pois antes a Teoria Clássica concentrava-se na organização formal e a Teoria das Relações Humanas somente na organização informal. O estruturalismo mostra a organização como um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria