Universidade Federal de Santa Catarina
Curso de Graduação de Agronomia
Professor: Samantha Filippon
4 Etapa –Resultados e relatório
A. Quais foram as observações fitas por você e os colegas de seu grupo ao desmanchar o experimento?
Primeiramente notamos que as raízes no solo ficaram maiores e mais desenvolvidas que na areia, com muitas raízes secundárias isso nos dois experimentos.
B. Comparem os resultados. Vocês diriam que há diferença entre as medias em função da ordem dos substratos? Por que?
Existe sim, quando a raiz inicia seu crescimento na areia tem maior carência de nutrientes e por isso tem um pior desempenho , mas ao entrar em contato com o solo encontra um ambiente mais nutrido , melhorando o desempenho e gerando uma maior biomassa ,raizes maiores .No outro caso, onde a raiz inicia seu crescimento no solo e deipois encontra terra , nao ha muita diferença de biomassa pois seu estagio inicial era no solo nutrido , chegando na areia ja bem estruturada.
C. O investimento da planta no desenvolvimento de raízes variou em função do tipo de substrato? Se sim, qual a explicação biológica para isto? Se não o que ocorreu ou o que pode ter ocasionado esta situação?
Sim existe uma variância entre o tipo de substrato isso como já foi dito devido a diferente quantidade de nutriente em cada substrato, no solo ela se desenvolveu melhor pois a quantidade de nutrientes era mais adequada do que na areia.
D. Como vocês vem as respostas dos organismos as diferentes condições e recursos em contexto agronômico? Quais as principais implicações para a produção agrícola?
Para que as plantas consigam se desenvolver normalmente, alguns fatores são indispensável, como a temperatura, luz, ar, água e nutrientes. Sendo assim se um desses fatores não estiver de acordo, que no nosso caso, acredita-se que foi devido a falta de nutrientes necessários, será encontrado implicações na produção, como falta de fertilidade, crescimento e no desenvolvimento da planta.