Universidade Federal De Ouro Preto
DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR INFANTIL
Ouro Preto
2014
DESENVOLVIMENTO DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR INFANTIL
Trabalho acadêmico apresentado á disciplina
Psicologia do Desenvolvimento – MED 163 do curso de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP como obtenção de nota parcial para conclusão da disciplina.
Ouro Preto
2014
O comportamento é entendido como uma função conjunta de fatores filogenéticos, que operam durante o processo de evolução de uma dada espécie, e de fatores ontogenéticos, que operam nas interações de um dado organismo dessa espécie com seu ambiente (Catania,1999)
Em relação ao comportamento alimentar, vários fatores estão associados e este comportamento ocupa atualmente um papel central na prevenção e no tratamento de doenças. Os fatores psicossociais influenciam as experiências alimentares desde o momento do nascimento da criança, proporcionando a aprendizagem inicial para a sensação da fome e da saciedade e para percepção dos sabores.
Uma alimentação adequada, em qualquer idade, assegura o crescimento e o desenvolvimento fisiológico, manutenção da saúde e do bem estar do indivíduo. Quando se trata de crianças, o valor de uma dieta equilibrada torna-se muito maior ,porque elas se encontram em fase de crescimento, desenvolvimento e formação da personalidade e de seus hábitos alimentares.
Na promoção de uma alimentação saudável dois aspectos devem ser ressaltados: a mudança de um comportamento alimentar a longo prazo é um objetivo com elevadas taxas de insucesso, e os hábitos alimentares da idade adulta estão relacionados com os aprendidos na infância .Esses dois aspectos apontam para que a intervenção na promoção de comportamentos alimentares saudáveis deva incidir