Universidade Federal Da Bahia
TÉCNICAS SECRETARIAIS 1
ATIVIDADES DA UNIDADE 1 Monique da Silva
SALVADOR
ABRIL DE 2015
Resenha do texto: Teorias das Inteligências Múltiplas
A teoria de Gardner foi de grande importância para a educação no final do século XX. Gardner derruba o conceito de QI e apresenta vários tipos de inteligência e suas características, mostrando de uma forma simples que é possível entender à sua teoria, pois foram resultados de observações do cotidiano.
Foram definidas sete tipos de inteligências:
Linguística: capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão. Os indivíduos com esta inteligência desenvolvida são ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande capacidade de aprendizado de idiomas.
Lógico-Matemática: voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. As pessoas com esta inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números.
Espacial: habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. Um jogador de futebol habilidoso possui esta inteligência, pois consegue facilmente observar, analisar e atuar com relação ao movimento da bola.
Musical: inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.
Interpessoal: facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. Indivíduos com esta inteligência conseguem facilmente identificar a personalidade das outras pessoas. Costumam ser ótimos líderes e atuam com facilidade em trabalhos em equipe.
Intrapessoal: pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.
Ele afirma que a inteligência não pode ser caracterizada como algo supremo em uma só área ou lugar, mas em todas elas e diz ainda que a escola deve tratar cada pessoa com um olhar diferenciado, de acordo com as habilidades