Universidade Estadual de Ponta Grossa
SETOR DAS CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: LUCAS SUECO
ALUNA: SUELI NORONHA.
O Positivismo, suas vantagens e seu conservadorismo progressista
Uma das principais e mais influentes escolas do pensamento moderno, a Escola Positivista foi e ainda é de primordial importância na vida do homem contemporâneo. Obviamente nem todos os seus aspectos, foram aproveitados no nosso dia-a-dia por serem talvez, incompatíveis com a nossa realidade de mundo Ocidental.
O Positivismo surge com Auguste Comte, que é também considerado por muitos o pai da Sociologia. Na época em que Auguste viveu, o mundo estava passando pela Revolução Industrial, e novas formas de pensar estavam em auge. Comte percebeu que a perspectiva filosófica que estava em voga na época, já estava ultrapassada e não seria capaz de sustentar e explicar a sociedade que então estava a nascer, a Sociedade Burguesa. Ele então propôs a fundação de uma Física Social, que seria o último degrau do conhecimento científico. Que seria a mais complexa das Ciências. Percebeu ele também que era necessário que o conhecimento evoluísse seu método para conseguir atingir o degrau complexo das Ciências sociais, afinal de contas, esta seria a responsável por analisar e estudar a complexidade humana e social. Comte então anunciou que era necessário que a sociedade deixasse todo pensamento metafísico, pois a Filosofia que até então era a maior fonte de conhecimento, que se apegava à contemplação do mundo, não seria capaz mais de comprovar as novas tecnologias. De alguma maneira Comte se apegou às teorias de Descartes e Bacon, e formulou assim o princípio Positivista, que era então a fase mais desenvolvida do pensamento humano.
O Positivismo, juntamente com a Sociologia, valorizam o pensamento puramente científico e racional. Não basta mais olhar a essência das coisas, mas sim como isto se comporta na prática. Graças a essa perspectiva, o