ATRITO
Ao colocarmos um corpo de massa m sobre um plano inclinado, ele ficará em repouso enquanto a força de atrito entre o corpo e o plano for igual em módulo e de sentido contrário à resultante das forças aplicadas no bloco, segundo a direção do plano inclinado. Na situação em que o movimento está iminente, se valida à relação: FA = µe N onde e µ é uma constante chamada coeficiente de atrito estático entre os materiais de que são feitos o corpo e o plano inclinado. Este coeficiente não depende da área das superfícies em contato (nem do peso dos corpos), mas sim da natureza e acabamento dessas superfícies.
Desenvolvimento teórico
As forças de atrito fazem parte do cotidiano permitindo com que objetos que as vençam possam se movimentar assim como freá-los. Porém para melhor entender, sobre um objeto é aplicada uma força (F) onde este em contato com uma superfície qualquer sofre uma força de atrito contraria a força (F), tendo outras forças atuantes como a FN e Fg sobre o objeto.
OBS a força de atrito estático (fe) é quando não há movimento do objeto enquanto a força de atrito cinético (fc) é quando o objeto se move e esta faz oposição a este.
Materiais utilizados
- Cronometro
- Plano inclinado
- Corpo de madeira
Desenvolvimento do experimento
Primeiramente calculamos a média do tempo em que o corpo de madeira levou para chegar ao ponto final depois descobrimos o ângulo em que o corpo de madeira começou a descer sozinho.
Depois disso jogamos os resultados encontrados na formula.
Formula a empregar μc=tanθ-∆sg.t2.cosθ μe=tanθΣfx=m.aP.sinθ- μc.N=m.am.g.sinθ-m.g.μccos θ=a g.sinθ-a=μcgcosθμc=g.sinθ-agcosθμc=g.sinθ gcosθ-agcosθOnde, sinθ cosθ é igual tanθ, então: μc=-tanθagcosθΣfy=0N=P.cosθDepois de que achamos a formula, substituímos na formula da queda livre
Δs=v°t+at22a=2∆st2μc=tanθ-2∆sg.t2.cosθμc=μe-2∆sg.t2.cosθResultado
μc=0,5-2(0.1,675)9.81.0,9242.cos30μc=0,5-0,3357,73μc=0,45 → μe=0,5Conclusão
Com base no que foi explorado