UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS 1
Prof. Mário Luiz Conte da Frota Jr.
RELATÓRIO PRÁTICA 01 – PROCESSOS QUÍMICOS E FÍSICOS
Luis Felipe Vanni
Gabriel Thomas
13/03/2015
Introdução
Este relatório consiste em descrever o experimento realizado em laboratório no dia 13 de março de 2015, onde estão envolvidas reações químicas e físicas da matéria através de técnicas como desidratação, precipitação e filtragem, seguindo um roteiro já preestabelecido e utilizando equipamentos de segurança e instrumentação adequada.
As transformações físicas não alteram a identidade das substâncias, ou seja, a substância permanece a mesma. Exemplo de transformações físicas são as mudanças de estado da matéria.
As transformações químicas, também chamadas de reações químicas, são mais significativas ou fundamentais do que as transformações físicas, pois nesse tipo de reação, um substancia é desfeita e uma nova substancia é formada.
O objetivo é mostrar as reações químicas e físicas da matéria, utilizando o CuSO4.5H2O (sulfato cúprico penta hidratado) e reagentes para realizar tais experimentações.
Material utilizado
- Almofariz de porcelana
- Pistilo
- Cadinho
- Triângulo
- Tenaz
- Bico de Bunsen
- Tripé
- Tela
- Espátula
- Béquer de 100 ml
- Frasco lavador
- Bastão de vidro
- Vidro de relógio
- Pipetas
- Tela de arame
- Amianto
- Tripé
- Funil de vidro
- Suporte de filtração
- Béquer de 250 ml
- Filtro de papel
- Béquer de 400 ml
Reagentes
- Água destilada 40 ml
- Hidróxido de sódio (NaOH) 10 ml
- Ácido sulfúrico (H2SO4) 15 ml
Metodologia
Transferimos o CuSO4.5H2O (sulfato cúprico penta hidratado) de cor azul forte, para a almofariz de porcelana, e com o pistilo, maceramos os cristais por cerca de 20 minutos até obtermos um pó com uma coloração azul esbranquiçado. Após esse procedimento, transferimos todo o conteúdo do almofariz de porcelana para