UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Trabalho Petrobras praticas
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Akemi
Bruno Luiz Francisco
Diego Nonato da Silva
Gabriel Teske Rios da Silva
Michel
PETROBRAS E SEU LADO MAIS OBSCURO
Rio de Janeiro
Abr. 2015
Akemi
Bruno Luiz Francisco
Diego Nonato da Silva
Gabriel Teske Rios da Silva
Michel
PETROBRAS E SEU LADO MAIS OBSCURO
Trabalho acadêmico apresentado à UCB como requisito parcial para integralizar grau de A1 na disciplina Práticas Investigativas.
Prof ª. João Irineu
Rio de Janeiro
Abr. 2015
1. INTRODUÇÃO
Uma Empresa 100% brasileira de capital aberto com sociedade anônima cujo acionista majoritário é o governo do Brasil (União). Criada na ditadura, após a Segunda Guerra Mundial em 03 de Outubro de 1953 iniciou-se no Brasil um intenso debate para se criar a exploração do petróleo. O assunto era polêmico, uma vez que envolvia vários aspectos políticos, tais como a soberania nacional, a importância dos recursos minerais estratégicos, a política de industrialização e os imites de atuação das empresas multinacionais no país.
Em Outubro de 1953 a empresa foi instituída pela lei nº 2004, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas. A lei dispunha sobre a política nacional do petróleo definindo as atribuições do Conselho Nacional do Petróleo (CNP), estabelecendo o monopólio estatal do petróleo e a criação da Petrobras. Em 1948, o então presidente Eurico Gaspar Dutra já tinha tentado e enviado ao Congresso Nacional do Brasil um anteprojeto que permitia a participação de iniciativa privada na indústria de biocombustíveis; por entenderem que sua aprovação significaria simplesmente a entrega da estratégica exploração do petróleo brasileiro aos interesses das multinacionais. Como naquela época a produção mundial de petróleo era dominada por um Oligopólio, então se formou no país uma mobilização em prol da estatal com a tese e a campanha “O PETRÓLEO É NOSSO”. A mobilização popular