UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CAMPO GRANDE/MS OUTUBRO DE 2014 É importante ter definido a função da Agenda 21 antes de saber mais a respeito do assunto. A Agenda21 existe de forma global e local, tem como objetivo procurar solução para problemas ambientais, sociais e econômicos de forma sustentável.
Cada país é responsável por implementar em seu governo a Agenda 21 local, isso por que cada um tem necessidades específicas e problemas ambientais diferentes que em grande parte dos casos se devem a fatores econômicos. Por exemplo: um país de primeiro mundo, no qual tem suas indústrias a todo vapor encontra-se problemas bem diferentes de um país subdesenvolvido que em muitos casos nem rede de água potável tem.
Atualmente é cada vez mais necessária a criação de programas como esse, tendo em vista que o ser humano esta sempre transformando, sempre criando e inovando. Cada dia uma coisa nova, um celular que acabou de ser lançado, carro do ano e por ai vai. O planeta não tem recursos suficientes por muito tempo para acompanhar tamanha ganância do ser humano. Impossível ignorar que inúmeras vezes essas inovações facilitaram muito a vida das pessoas, mas também não da pra ignorar o quão grande são os danos que já foram causados.
Vale lembrar que a Agenda21 tenta conscientizar a população a respeito da sustentabilidade, tendo em vista o que se deseja para o futuro, porém de forma que sejam repensadas as atitudes utilizando isso como ferramenta para a sustentabilidade. Empresas, por exemplo, já sentem a necessidade de criar produtos sustentáveis, vendo que a população tende a se preocupar cada vez mais com o futuro optando por produtos que sejam fabricados de forma sustentável. A melhor forma de aderir a Agenda21 é começando a criar a própria, juntando novas ideias, trocando experiências e principalmente conhecendo bem as necessidades de onde se vive, assim é fácil identificar quais deverão ser as atitudes tomadas. Uma ótima ideia seria a criação de oficinas que coletam