Universidade Anhanguera desafio
Desafio Profissional
Belo Horizonte ( MG ) – Unidade 1
Pedagogia
Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade
Karina Cassia Silva Oliveira
2816717928
Laís Ossuana
João Monlevade, 31 de março de 2015.
Introdução
Este trabalho foi feito sob orientações da tutora Laís Ossuana.
O tema central que vamos abordar é o respeito, ás diversidades culturais e a implicações do multiculturalismo no ambiente escolar.
O multiculturalismo é coexistência de várias culturas num mesmo território, que deve ser aplicada diariamente no convívio escolar, para que se consiga o amplo respeito as diferenças que faz parte da organização e gestão da escola .As Lei ( LDBEN 9.394/96 ), ( PCN ) , e as diretrizes curriculares abordam como princípios a igualdade , a liberdade, o pluralismo e o respeito.
A diversidade também é uma cultura a ser construída e representa uma visão de como se deve pensar, planejar e organizar a educação para a melhoria da sociedade. O respeito e o reconhecimento da diversidade é um dos princípios fundamentais na construção de um sistema educacional inclusivo. Reconhecer o direito à diversidade em educação é dar respostas às diferentes necessidades educacionais que os sujeitos apresentam diante do fato educativo. A diversidade e a cidadania são princípios que devem estar presentes na construção de um projeto educacional inclusivo, impregnando a formulação e implementação das políticas traçadas para os sistemas de ensino.
O respeito à diversidade é uma forma de garantir que a cidadania seja exercida e os vínculos sociais fortalecidos. Trata-se de uma atitude política para com a diversidade gerada pelas diferenças de classe, gênero, etnia, opção sexual, capacidades, enfim, de atributos que fazem parte da identidade pessoal e definem a condição do sujeito na cultura e na sociedade. O desenvolvimento de atitudes de tolerância e respeito à diversidade tem a ver com o