unitizacao
A unitização consiste na união, ajuntamento, de mercadorias com tamanho, peso e formato distintos em cargas com volumes, ou unitários, a fim de racionalizar o uso do espaço disponível para armazenamento, transporte e movimentação.
VANTAGENS
Se unitizar as cargas, temos que considerar, inicialmente, seu impacto em custo. Ao somar um volume maior de carga, mesmo utilizando equipamentos de movimentação, a relação denominada hora seja a ocupação da mão-de-obra, eficiência, aponta ampliação de ganho. Com cargas unitizadas, em embalagens terciárias, de posse de instrumental adequado, equipamentos, um único homem consegue movimentar uma quantidade enorme de produtos e itens, o que sem a adoção do sistema certamente se daria de menos eficiente.
Apenas a aceleração de movimentação geraria um aumento na velocidade de produção, que poderia ser sentido nas relações com os consumidores finais, chegando a representar grande volume de corte em custo de movimentação. Com a movimentação sendo feita, considerando maiores volumes, o controle de estoque, também conhecido como controle de inventário, pode ocorrer de forma mais segura e rápida, tendo em vista a forma e aspectos dos volumes. Isso também é fator de redução de custos e de melhoria de controle. Ao unitizar, essas mesmas cargas, necessitam não só de equipamentos de movimentação, as de estrutura, que favorece a ocupação vertical, reduzindo os custos indiretos, normalmente com forte vínculo com os a forma de organização horizontal. A adoção desses mecanismos também pode ser considerada fator de influencia na redução de acidentes no ambiente de trabalho, se utilizados de forma correta.
A movimentação segura ainda contribui para a redução de danos aos produtos movimentados, quer pela adoção de embalagens terciárias, quer pela aceleração, reduzindo o handling, manuseio, a que os produtos são submetidos.
Essa redução de tempo em sistemas produtivos contribui, sobremaneira, para a percepção e