Visão de Gummesson na definição dos 30 R’s.
Trabalho de marketing
Aluna: Graziele Oliveira Torbes R.A: 01011299
Visão de Gummesson na definição dos 30 R’s.
É fundamental o inter-relacionamento entre as diferentes funções administrativas e produtivas nas organizações, onde se faz necessário quebrar paradigmas, amenizar conflitos e concentrar-se no processo. Vale ressaltar que a visão do endomarketing auxilia o desenvolvimento do marketing de relacionamento. GUMMESSON (1999), através da criação da teoria dos 30R’s dividiu as relações de marketing em quatro partes: relações de mercado clássicas, relações de mercado especiais, relações externas e relações internas. Para o autor, as propriedades gerais dos relacionamentos podem contribuir, para uma avaliação de uma relação e seu desenvolvimento ou término. No entanto, elas não podem ser a única base para decisões em marketing, planejamento e execução.
Relacionamento de mercados clássicos:
1) A relação entre fornecedor e cliente, a troca de valores que constitui a base do negócio. 2) A relação entre consumidor- fornecedor- competidor, em que a competição é um ingrediente central da economia de mercado. 3) Canais de distribuição, a distribuição física tradicional e o gerenciamento moderno de canais, que inclui bens, serviços, pessoas e informações consistem em uma rede de relacionamentos.
Relacionamento de mercados especiais:
4) Relações via profissionais de marketing em turno integral e profissionais de marketing de meio turno.Aqueles que trabalham em marketing e no departamento de vendas estabelecem relacionamento profissionais.
5) O encontro de serviço- interação entre consumidores e provedores de serviços.
6) O consumidor multifacetado e o fornecedor multifacetado.
7) A relação com o consumidor do consumidor.
8) O relacionamento próximo contra o relacionamento distante.
9) A relação com o cliente insatisfeito.
10) O relacionamento do monopólio: o consumidor ou fornecedor como prisioneiro.
11) O