Uniseb
Docente: Professora Me Rozângela Nogueira de Moraes
1-Sobre as 6 funções de linguagem, encontre pelo menos dois exemplos para cada uma das funções: a-) Função referencial ou denotativa
Transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação.
Ex: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma maçã, uma laranja, uma banana e um morango. No zoológico têm macacos, onças, tucanos. b-) Função emotiva ou expressiva:
O objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios.
Ex: O homem atrás do bigode é sério, simples e forte. Ah, que coisa boa! c-) Função conativa ou apelativa:
O objetivo é de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugestão, convite ou apelo (daí o nome da função).
Ex: Não perca a chance de ir ao cinema pagando menos! A vida não é um mar de rosas. d-) Função metalinguística:
Essa função refere-se à metalinguagem, que é quando o emissor explica um código usando o próprio código.
Ex: Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado. Escrevo porque gosto de escrever. Ao passar as idéias para o papel, sinto-me realizada.
(e-) Função fática:
O objetivo dessa função é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa.
Ex: Oi, Olá. Alô? Está me ouvindo?
(f-) Função poética:
O objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos linguísticos. É presente em textos literários, publicitários e em letras de música.
Ex: “... a lua era um desparrame de prata”. (Jorge Amado). Se eu não vejo a mulher que eu mais desejo nada que eu veja vale o que eu não vejo