unip unidade 2
Unidade II
5 TEORIA PSICANALÍTICA
Os primeiros estudos sobre o desenvolvimento humano basearam-se na descrição dos comportamentos típicos de cada faixa etária e na organização de extensas escalas de desenvolvimento. Os psicólogos com maior representatividade nestes estudos são Arnold
Lucius Gesell (1880-1961) nos Estados Unidos, e o psicólogo e também pedagogo, Alfred Binet
(1857-1911) na França.
Por meio destas escalas, o desenvolvimento da criança poderia ser medido e comparado de acordo com uma referência, ou seja, o desenvolvimento da criança era avaliado segundo o que se esperava para sua faixa de idade ou de acordo com o comportamento considerado ‘normal’.
Sigmund Freud (1856-1939), utilizando um procedimento diferente, chocou a humanidade no início do século XX, com a constatação de que acontecimentos vivenciados na infância são determinantes principais para a ocorrência dos distúrbios da personalidade na idade adulta.
Em outras palavras, mostrou a importância dos primeiros anos de vida na estruturação da personalidade, na possibilidade de uma saúde mental e na adaptação social ou no desenvolvimento de patologias.
Seus estudos sobre o desenvolvimento da personalidade da criança serviram como referencial básico para a construção de uma concepção de infância, além disso, modificou e respaldou os procedimentos de educação até hoje.
Sua teoria psicológica do desenvolvimento parte do pressuposto de que, processos inconscientes permeiam todas as etapas da vida (por oposição as idéias de sua época de homem racional), afirmando que a personalidade é constituída pelo desenvolvimento da sexualidade.
Mesmo com as críticas que atualmente podem ser feitas a respeito da obra de Freud, ele ainda se constitui como um dos autores mais importantes em se tratando da compreensão do desenvolvimento psicológico infantil.
5.1 Freud: vida e obra
Sigmund Freud nasceu em Freiberg, Morávia (hoje República