educação ambiental unidade 2 unip
Os cinco componentes são: 1- Fonte de radiação (energia): Responsável pela excitação eletrônica dos compostos em estudo. 2- Seletor de comprimento de onda (grade de difração ou prismas): Sistema responsável para isolar da radiação total um comprimento de onda específico ( ) para que ser sobreposto a amostra em estudo. 3- Sistema amostral (amostra): Após a seleção do comprimento de onda ( ) o sistema amostral é o local onde é disposto a amostra em estudo para que seja incidido a radiação. 4- Detector (TFM, Diodos, CCD...): O detector na verdade é um transdutor que transforma a radiação luminosa ( ) incidente em sinal elétrico para o processador. 5- Processador de dados (CPU): Atualmente os processadores de dados são realizados no equipamento por sistemas elétricos/computacionais, a fim de medir a quantidade de corrente elétrica e transformar em gráficos, ou dados de tabelas.
4) Por que há equipamentos com dois tipos de lâmpadas, por exemplo uma lâmpada de H2 e D2 e outra de tungstênio/halogênio?
As lâmpadas de H2 ou D2 são emissoras de radiação na região do ultravioleta, enquanto as lâmpadas de tungstênio/halogênio são responsáveis para emissão de radiação na região do visível e no infravermelho.
5) Qual a função da fenda existente de espectroscopia?
A fenda possui a função de atenuar o feixe de radiação que será incidente na amostra ou o feixe de radiação emitido. A absorção de radiação é diretamente dependente da concentração, das espécies absorventes. Se o feixe de radiação incidente ao detector com alta intensidade ocorre saturação do detector e as medidas tornam incorretas, ao mesmo tempo se o feixe de radiação for muito atenuado, a radiação que irá incidir ao detector poderá estar próximo ao limite de detecção e também poderá gerar dados incorretos
6) Quais os principais detectores de radiação utilizados em espectroscopia