unip liderança unid 2
0,5 em 0,5 pontos
Ao desenvolvermos práticas como: treinar os funcionários continuamente (pois o conhecimento explícito não acontece por acaso); usar as competências continuamente, desdobradas, reformuladas de diversas formas, significando transferir os funcionários de um setor para outro dentro da organização; e promover trabalho em equipe, estamos trabalhando com fatores significativos para o desenvolvimento das competências: I. individuais.
II. organizacionais.
III. essenciais.
IV. funcionais. Assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada: c.
Apenas a afirmativa III está correta.
Respostas: a.
Apenas a afirmativa I está correta. b.
Apenas a afirmativa II está correta. c.
Apenas a afirmativa III está correta. d.
Apenas a afirmativa IV está correta.
e.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Feedback da resposta: Resposta correta: C.
Comentário: as competências essenciais são aquelas designadas com maior peso e significado para a vida interior, social e profissional. São competências como conhecimento, habilidade e atitude. Podemos considerar, ainda, o conhecimento no nível das informações como diferencial competitivo das pessoas e das organizações, dada a importância das tecnologias requeridas pelas organizações.
• Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
No período entre 1926 e 1950, devido a alguns fatos ocorridos, como a queda da Bolsa de Valores (1929) e a Segunda Guerra Mundial, pode-se perceber que os modelos das metas racionais e dos processos internos já não eram totalmente apropriados para a demanda daquela época. Surge o modelo das relações humanas. Ocorreram fatos que trouxeram retornos significativos para as pessoas, fazendo com que os modelos anteriormente citados perdessem a eficácia para os gerentes. Os critérios de eficácia passam a ser o compromisso, a coesão e a moral. O novo modelo enfatiza a participação, a resolução de conflitos e a criação do