Unilever e Faber Castell
As multinacionais são empresas instaladas em outros países. Teve inicio no final do século XIX, porém se intensificou em 1945. O objetivo das empresas é a máxima lucratividade e também a facilidade de se instalar, porque quase sempre se tem isenção de impostos, aumento de clientes, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata. No Brasil, tivemos a entrada de multinacionais como Ford, Volkswagen, Willys e
GM, durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). Essas instalações geraram empregos e desenvolvimento nos locais sedes.
Hoje outro termo usado é “Empresas transnacionais”, que tem o mesmo objetivo das multinacionais. Há aproximadamente 40.000 de empresas transnacionais em atividade, fazendo com que os países com instalações dessas firmas tenham um fator positivo, gerando novos trabalhos, e promovendo a industrialização nas regiões.
A globalização é um processo de fundamental, pois proporcionam condições de telecomunicação e transporte, fatores essenciais para a realização das atividades econômicas em escala global.
Unilever - História
A Unilever começou como Lever Brother, criada pelo
William Hesketh Lever no século XIX, em 1884, na pequena cidade de Bolton, Inglaterra.
William Hesketh e seus irmãos começaram vendendo sabões a peso, mas logo ele teve a ideia de dar um nome ao sabão e vendê-lo num tamanho padrão em uma bela embalagem, assim nasceu o Sunlight, um sabonete diferente dos demais, porque tem uma textura suave.
Com o sucesso de Sunlight, a empresa abriu uma fábrica própria e, apenas oito anos depois de chegar ao mercado,
(William Hesketh Lever) passou a ter um dos sabões mais vendidos do mundo. Os negócios garantiam à empresa a lançar novos produtos como o sabonete-desodorante para o corpo Lifebuoy (em 1894) e dos Flocos Lux (1899).
Em 1929, a Lever Brothers ampliou mercados unindo-se a um grupo holandês da área de alimentos. A opção foi pela margarina. O negócio deu tão certo que se