As grande indústrias no Brasil
1. Em 1959, no município de São Bernardo do Campo, foi instalada a fábrica da Volkswagen,
2. A Chevrolet e a Ford, que eram apenas montadoras de peças importadas, deram os seus primeiros passos com a fabricação de caminhões para, mais tarde, iniciarem a produção de automóveis em 1968.
3. A seguir veio a Fiat - (Fábrica Italiana de Automóveis - Turim) instalou-se em 1976 em Betim.
4. Até o final da década de 1990; até então as importações eram proibidas.
5. Vieram outras montadoras e fabricantes as seguiram, como a Renault, Peugeot, Citroën, que montaram fábricas no Brasil, enquanto outras marcas iam sendo incorporadas.
Atualmente estão presentes no país as seguintes multinacionais: Chevrolet, Citroen (veículos de passeio no Rio de Janeiro e utilitários em parceria com a Fiat/Iveco em Sete Lagoas-MG), Fiat (veículos de passeio e utilitários em parceria com a Citroen, Peugeot e Iveco em Sete Lagoas-MG), Ford (veículos de passeio e caminhões), Hyundai (produção sob licença pelo grupo CAOA), Honda, Iveco, Mahindra (produção sob licença pelo grupo Bramont), Mercedes Benz (caminhões), Mitsubishi (produção sob licença pela empresa MMC), Nissan, Peugeot (veículos de passeio no Rio de Janeiro e utilitários em parceria com a Fiat/Iveco em Sete Lagoas-MG), Renault, Toyota, Volkswagen, Volvo (caminhões).
MARCAS NACIONAIS
Diversos foram os fabricantes de automóveis genuinamente brasileiros como Puma, Gurgel, Miura, entre outros. Muitos não sobreviveram a reabertura das importações no inicio dos anos 90 e à competição com modelos importados.
Até recentemente, o fabricante brasileiro de maior destaque era a Troller, com os veículos T4 e Pantanal porém, em 2007 o fabricante foi adquirido pela Ford.
b) Indústrias de alimentos
As transnacionais mais conhecidas no Brasil
Estados Unidos
American Express
Apple
Avon
Bank of America
Boeing
ChevronTexaco
Citigroup
Coca-Cola
Dell
Dow Corning