Unilever historico
William Hesketh Lever é o nome do homem que deu início ao processo de criação do que mais tarde se tornaria uma das maiores multinacionais do planeta. Na década de 1980, Hesketh, que era dono da empresa de sabão Lever Brothers, teve a simples ideia de nomear e criar embalagens individuais para seus sabonetes. A partir disso nasceu a marca de sabão Sunlight, que fez um grande sucesso, não apenas devido as embalagens atraentes, mas também por ser um sabão de melhor qualidade.
Visando o crescimento, a Lever Brothers foi buscar mercado em outros países, e impulsionados pelas dificuldades financeiras geradas pela Primeira Guerra Mundial, acabou se unindo ao grupo Margarine Unie, que usava as mesmas matérias primas para fabricar seus produtos, apesar de serem alimentícios e não higiênicos.
E então com a união das duas empresas, em 1 de Janeiro de 1930, a Unilever surgia. Apesar de um começo complicado, com a grande depressão e a Segunda Guerra Mundial, a Unilever viu seus negócios diminuírem um pouco de ritmo, porem aproveitou para diversificar ainda mais sua empresa, indo atrás de mercados emergentes na Africa e América Latina.
Com o passar do tempo a economia mundial foi crescendo, e com a Unilever não foi diferente. A empresa aproveitou para comprar algumas empresas menores como A&W Restaurants, Chesebrough-Ponds, Ragú, Pond’s, Aqua-Net, Cutex Nail Polish, a Vaseline, entre outros. Essas aquisições só contribuíram para o crescimento e fortalecimento da empresa, que já se destacava com uma das maiores do mundo.
Em 1996 a Unilever comprou a empresa Helene Curtis Industries, que a deu grande força no mercado de shampoo com a Suave and Finesse, e no mercado de desodorantes com a Degree. Em 1997 a Univeler fez uma grande venda para a empresa ICI, que comprou a National Starch & Chemical, a Quest, a Unichema e por fim a Crosfield pela quantia de 8 bilhões de dólares.
O começo do século XXI foi marcado pela filosofia “Path to Growth”, um plano estratégico