UNIGRANRIO
Gestão Contemporânea
Nome:
ORGANIZAÇÕES GLOBO
1) As Organizações Globo são compostas por diversas empresas que atuam em setores independentes, assim, adotando a estrutura organizacional formal. Essa forma estrutural foi utilizada para melhor coordenação das atividades da empresa, tendo em vista que uma única administração para uma organização deste aspecto seria sobrecarregada e desfavorável à equipe.
2) O critério de departamentalização foi a agilidade nos procedimentos organizacionais para que os lucros fossem gerados rapidamente, prezando a produtividade e eficiência empresarial.
3) As principais variáveis contingenciais internas são, o controle da organização devido ao seu tamanho, o inchaço do corpo administrativo e os erros cometidos por ele. No ambiente externo, podemos destacar como principal variável as mudanças que ocorreram no setor de mídia e comunicação, como o desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e principalmente a difusão da internet.
4) As Organizações Globo buscam a descentralização da direção; apesar da gerência do conglomerado concentrar a maior parcela de poder, não tomam todas as decisões. Os diretores gerenciais das subdivisões recebem recomendações do presidente das organizações, porém cada alto gestor tem autonomia para modificar a empresa, desde que as modificações auxiliem nos objetivos de crescimento.
5) O grupo apostou em tecnologia de produção e veiculação, assim, se endividando em moeda estrangeira. Essas mudanças não foram benéficas, pois ocorreram alterações nos meios de acesso a informações com a internet; desta forma, não alcançaram os resultados esperados, o que levou a crise nas organizações.
6) As Organizações Globo estavam altamente endividadas, a situação só poderia ser resolvida com uma renegociação da dívida, e para que essa operação fosse bem sucedida foi necessário a reestruturação do grupo. Reichstul atuou no cargo de diretor geral da Globopar, onde modificou estruturas arcaicas e