Unievangélica Raizes Filosoficas da Hermeneutica Juridica

744 palavras 3 páginas
Unievangélica – Anápolis Curso de Direito 1° Período

Resenha critica – Raízes Filosóficas da Hermenêutica Jurídica

A hermenêutica é para o curso de direito mais do que mera arte da interpretação, sendo uma das matérias fundamentais para o estudo e compreensão das leis, e de todo o contexto em que elas estão inseridas, o texto: “Raízes Filosóficas da Hermenêutica Jurídica” tem como objetivo, demonstrar as origens históricas da matéria hermenêutica e apontar um novo modelo de pensamento hermenêutico que mais se adapta ao pensamento jurídico: a Hermenêutica Filosófica.
Para se compreender o tema e o objeto de estudo da hermenêutica é necessário compreender que desde o inicio da escrita, o homem necessita de compreender o significado dos símbolos, da linguagem e dos textos, como por exemplo, nos tempos antigos, incumbiam aos monges e sacerdotes a interpretação da vontade divina (seja através de sinais, de sonhos, ou mesmo de símbolos), cabe à hermenêutica compreender o Significado do texto.
Na idade media, os sacerdotes eram dotados de conhecimento gramatical do latin e do grego, línguas nas quais foram primeiramente traduzidas a bíblia, e tinham como função, a leitura e compreensão dos textos bíblicos compreender o desejo de Deus para com os homens e a humanidade.
A hermenêutica como matéria teológica tem sua origem indefinida, porem como matéria de estudo acadêmica tem pouco mais de dois séculos de historia, datado do inicio do sec. XIX, a Hermenêutica moderna tem seu advento no mundo do conhecimento humano, intimamente ligada à religião, porem com uma tendência clara de seguir outros rumos.
O pensador e teólogo protestante Friedrich Scheleirmacher, em um pronunciamento em conferencia ocorrida em 1819, afirma que a hermenêutica como arte da compreensão não existe na forma de uma hermenêutica geral, sendo que, na verdade existem diversas e variadas áreas da compreensão.
Ao pensar na possibilidade do uso da hermenêutica nos saberes humanos,

Relacionados

  • atps
    144936 palavras | 580 páginas