UNIDERP PARTICIPA O E CONTROLE SOCIAL 2015 1
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (7º SEMESTRE)
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
CAMPO GRANDE / MS
MARÇO/ 2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL (7º SEMESTRE)
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Trabalho apresentado à disciplina de
Participação e Controle Social do curso de
Serviço Social, Anhanguera/UNIDERP,
Polo Julio de Castilho, Prof.ª Mª. Edilene
Xavier Rocha Garcia como critério avaliativo da disciplina.
CAMPO GRANDE / MS
MARÇO/ 2015
INTRODUÇÃO
Em nossa história política, a participação e o controle social têm adquirido significados distintos na luta pela concretização dos direitos de cidadania. Como direito e prática política, tais conceitos possuem relação de interdependência, embora, para fins didáticos, serão abordados distintamente.
O controle social, por sua vez, apresenta-se como um dos elementos constitutivos e instituístes da esfera pública, devendo articular-se aos demais processos sociopolítico culturais, mediadores da conformação da esfera pública, no campo da Assistência destacar as funções e importâncias dos Conselhos Municipais, em exercício em sua respectiva comunidade. também vamos destacar as funções e importâncias dos Conselhos Municipais, em exercício em sua respectiva comunidade.
Os conselhos funcionam como organização capaz de estreitar a relação entre o governo e sociedade civil a partir da participação popular em conjunto com a administração pública nas decisões regentes na sociedade. Um exercício de democracia na busca de soluções para os problemas sociais, com benefício da população como um todo.
A PARTICIPAÇÃO
Participação pode ser compreendida como um processo no qual homens e mulheres se descobrem como sujeitos políticos, exercendo os direitos políticos, ou seja, uma prática que está diretamente relacionada à consciência dos cidadãos e cidadãs, ao exercício de cidadania, às possibilidades de contribuir com processos de mudanças e conquistas. O resultado