Unidade Web
0,25 em 0,25 pontos
Segundo pesquisa de 2011, a depressão é uma preocupação considerável para a saúde pública em todas as regiões do mundo e tem ligação com as condições sociais em alguns dos países avaliados. Esse estudo reuniu dados epidemiológicos provenientes de 18 países, incluindo o Brasil, que apresenta a maior taxa de incidência da doença. Os resultados foram apresentados no artigo Epidemiologia transnacional do MDE, publicado na revista científica BMC Medicine. A depressão é uma doença caracterizada por um conjunto de sintomas psicológicos e físicos, associada a altos índices de comorbidades médicas, incapacitação e mortalidade prematura. Entre os achados da depressão, destacam-se:
Resposta Selecionada:
e.
Perda da energia, Baixa auto-estima, Sentimento de culpa, Irritabilidade acentuada.
Respostas:
e.
Perda da energia, Baixa auto-estima, Sentimento de culpa, Irritabilidade acentuada.
Feedback da resposta:
Perda da energia, Baixa auto-estima, Sentimento de culpa, Irritabilidade acentuada. Observa-se, entre outros achados, cansaço persistente e, aparentemente, imotivado, mostram-se pessimistas em relação ao futuro e suas chances de melhora; sentem-se incapazes, fracassados e impotentes e ocorrência de um mau humor constante.
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
Na depressão a percepção do indivíduo mostra-se alterada, com a tendência de observar apenas os aspectos negativos de uma determinada situação; amplia-se a dimensão das dificuldades e problemas do dia a dia e a pessoa pode revelar que perdeu o prazer de viver. Essa dinâmica é conhecida como:
Resposta Selecionada:
b.
Distorção da realidade
Respostas:
b.
Distorção da realidade
Feedback da resposta:
Feedback: Distorção da realidade. A percepção do indivíduo depressivo mostra-se alterada; há uma tendência de observar apenas os aspectos negativos de uma determinada situação; amplia-se a dimensão das dificuldades e problemas do dia a dia; a pessoa pode revelar que