A Incr Vel Explos O Do Krakatoa
1327 palavras
6 páginas
A incrível explosão do KrakatoaEm 27 de agosto de 1883, uma ilha foi para os ares: a ilha do Vulcão Krakatoa, na Indonésia. Foi enorme a violência da explosão e o mundo se tornou testemunha da catástrofe
Por Alan Berneto http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/55/artigo271881-1.asp O estrondo causado pelo vulcão pôde ser ouvido a quase 5 mil quilômetros – a distância entre Nova Iorque e Berlim, por exemplo, não é muito maior do que isso. Marés imensas arrebentaram de encontro às costas de quatro continentes. Ainda, a uma distância de 13 mil quilômetros, puderam-se observar vagas levantadas pelo vulcão, ao explodir. A onda de pressão de ar pôde ser percebida até muito mais longe: circundou a Terra, por várias vezes.
O vulcão desapareceu. Onde antes havia um monte de 800 metros de altura, escancarava-se uma cratera de 300 metros de profundidade e vários quilômetros e largura. Após a explosão, blocos de rocha voaram pelo espaço com ímpeto extraordinário. Fragmentos de rocha caíram em um território igual em extensão a toda a França. Quando caiam sobre uma ilha, cobriam o terreno com uma camada que chegava a ter mais de 30 metros de altura. Uma grande parte do vulcão, porém, desfizera-se em pó sob a força da explosão. As massas de poeira foram lançadas a quase 50 quilômetros de altura e giraram durante quase um ano ao redor da Terra, na estratosfera.
Foram por demais comoventes a perda de vidas humanas: 36 mil homens, mulheres e crianças pereceram diante da fúria explosiva do Krakatoa.
Caldeirão dos Titãs
Era bem simples a origem da incrível explosão. É perceptível para todo mundo como a tampa de um caldeirão começa a dançar quando se torna excessiva a pressão do vapor dentro dele. O Vulcão Krakatoa era, de certo modo, como um caldeirão – de dimensões gigantescas, é claro.
O fogão embaixo da panela era, nesse caso, uma escavação de centenas de quilômetros de comprimento, dentro da terra, cheia de lava fervente. Esta desenvolveu um calor tão grande que