Core Ao
Licenciatura em Ciências Biológicas
Microscopia
Relatório nº 1. Sob Exigência da disciplina Ciências Biológicas
Ceres GO
Fevereiro 2015
Disciplina: Licenciatura em Ciências Biológicas
Professor: Thiago Fernandes Qualhato
Acadêmico: Weslâne Rodrigues da Cunha
Microscopia
Ceres GO
Fevereiro 2015
1.Introdução
No dia 12 de Fevereiro de 2015, os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, realizaram a primeira aula prática no laboratório de Biologia no Instituto Federal Campus Ceres, com o objetivo de conhecer as partes que compõem o microscópio óptico e fazendo a analise de alguns fungos multicelulares, como por exemplo, o fungo do tomate Alternaria solani. A aula prática foi dirigida pelo professor: Thiago Fernandes Qualhato.
Sendo assim os microscópios são equipamentos que têm por objetivo produzir imagens aumentadas de objetos tão pequenos que são indistintos à vista desarmada ou que, não revelariam aspectos textuais mais detalhados (LIMA. 2013).
O microscópio óptico pode ser utilizado para observação de células vivas ou mortas (células dos organismos eucariotos, fungos, bactérias, ovos de vermes e outras estruturas dos seres vivos, normalmente as amostras se encontram abaixo de 0,1mm.
O fungo Alternaria solani, caracteriza-se por causar intensa redução da área foliar, queda do vigor das plantas, depreciação de frutos e tubérculos e consequente redução do potencial produtivo. O mesmo sobrevive entre um cultivo e outro em restos de cultura infectados e solanáceas suscetíveis, podendo sobreviver ainda em equipamentos agrícolas. Além destas formas de sobrevivência, existe a possibilidade de o patógeno permanecer viável no solo na forma de micélio, esporos ou clamidósporos (TÖFOLI, 2004).
2.Materiais
Os materiais utilizados na aula pratica no laboratório foram:
Microscópio óptico Lamina
Lamínula
3.Metodologia
Inicialmente para