Unidade_V_-_Sistemas_de_Amortizacao

2276 palavras 10 páginas
UNIDADE V – SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO
1.

INTRODUÇÃO

Sistemas de Amortização - Constituem-se na forma pela qual empréstimos e financiamentos são devolvidos aos credores (mutuantes), pelos devedores (mutuários), por meio de pagamentos periódicos denominados prestações.
Prestação (PMT) - Representam a soma das parcelas referentes à amortização (A) e aos juros (J) de uma operação de empréstimo ou de financiamento, pagas periodicamente, conforme estipulado em contrato firmado entre as partes credora e devedora. Em termos matemáticos, têm-se:
PMT = A+J

(1)

Amortização (A) - Refere-se à parcela da prestação (PMT) que serve para a reposição do capital emprestado, ou seja, é a devolução propriamente dita do recurso que se tomou emprestado.
Juros (J) - É a parcela da prestação (PMT) que representa o custo financeiro da operação para o devedor e a remuneração do capital emprestado para o credor. É calculado mediante a aplicação da taxa de juros estabelecida no contrato sobre o saldo devedor da operação.
Saldo Devedor (SD) - É a diferença, a qualquer tempo, entre o capital inicial e o valor já pago ao credor a título de amortização.

1.1 – Principais Sistemas de Amortização
Embora possa variar segundo cada contrato, os principais sistemas de amortização empregados pelo mercado financeiro são:





Sistema de Amortização Francês (Tabela Price) – SAF
Sistema de Amortização Constante – SAC
Sistema de Amortização Misto – SAM
Sistema Americano de Amortização – SAA

Variáveis - Independente do sistema sob análise, empregaremos sempre as seguintes variáveis:
PV – valor do empréstimo ou financiamento
PMT – valor da prestação n – número de prestações i – taxa composta de juros

2.

SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO FRANCÊS – SAF

Também chamado de “Tabela Price”, em homenagem ao inglês Richard Price, seu criador, recebe a denominação de “Sistema Francês” devido a sua ampla utilização na França no século XIX.
Talvez o sistema mais utilizado

Relacionados