Ditadura
Entre o período de 1964 a 1985 foram todos os anos de repressão e violência, sabendo que a política brasileira esteve comandada por militares tiveram o poder de conduzir o Brasil que ficou marcado em diversos atos institucionais. Privando a sociedade de exercer cidadania (direitos civis, sociais e políticos). Havendo também total falta de democracia.
Os pontos negativos podem ser observados por tais acontecimentos como:
- Ataque à imprensa e censura. Os jornalistas que tentassem fazer críticas ou não seguissem as regras, sofriam retaliação.
- Corrupção vendada aos olhos do povo. Houve investimentos em obras de grande porte em que os gastos estiveram mantidos em sigilo.
- Baixa representação política e sindical. Foram atingidas por serem controladas com pulso firme, privando os candidatos de certas decisões a serem feitas.
- Saúde era exclusivo aos trabalhadores formais atingindo a minoria da população. Brasileira. Em 1976 quase 98% das internações eram feitas em hospitais privados.
- Defasagem aos salários dos trabalhadores. Tendo uma taxa salarial média e por mais que os trabalhadores se manifestassem poucas providências eram tomadas em relação ao aumento salarial.
- Falta de controle em ideologia e informações na área da educação. Prejudicando a alfabetização.
- Índios ameaçados por defender a Mata Amazônica. Com isso muitas tribos se opuseram aos militares e acabaram morrendo.
- Crescimento da pobreza no Nordeste tendo colaboração das migrações. Por irem para cidades grandes.
- Torturas e falta de direitos humanos. Como tudo acontecia nos porões das unidades do Exército, não havendo necessidade de progredir os direitos humanos. - Desigualdade na distribuição de renda. Durante o regime militar no ano de 1980 as pessoas mais ricas tiveram um aumento de 13%, diferentemente dos mais pobres que tiveram uma diminuição de 5%