Unidade IV
Ambiente de Marketing
Como os profissionais de marketing examinam e analisam o ambiente.
O exame ambiental é a prática de manter o controle das mudanças externas – forças econômicas, políticas e legais, sociais, naturais, tecnológicas e competitivas.
Algumas organizações têm um programa formal de exame ambiental que procura informações relevantes em jornais, revistas e publicações profissionais/técnicas.
Essas organizações procuram tendências que ofereçam oportunidades para novos produtos e serviços. Os profissionais de marketing podem buscar mudanças fazendo perguntas referentes a comportamento social, questões econômicas, regulações, tendências culturais e aspectos econômicos. Acima de tudo, eles devem ampliar sua abordagem para além de um único país e de um único mercado e adotar uma visão global do ambiente externo.
O ambiente econômico em termos de ciclos de negócios, padrões de gastos e renda dos consumidores.
O ambiente econômico para o marketing compreende a economia de uma forma geral, incluindo ciclos de negócios, renda dos consumidores e padrões de gastos.
Um ciclo de negócios é o padrão do nível de atividade econômica. A atividade econômica pode passar da prosperidade à recessão e à recuperação.
A renda do consumidor refere-se à receita individual ou familiar e pode ser medida em termos de renda bruta, renda disponível e renda discricionária. Durante tempos de prosperidade, os consumidores têm mais renda para gastar. Porém, numa recessão muitos consumidores dispõem de menos renda para comprar bens e serviços, por causa das altas taxas de desemprego e de juros.
Os padrões de gastos são influenciados não só pelos estágios de um ciclo de negócios, mas também pela disponibilidade de recursos. Quando a demanda excede a oferta de certos recursos, os consumidores não têm como gastar sua renda nesses produtos.
A economia geral, incluindo ciclos de negócios, padrões de gastos e renda do consumidor. Ciclos de Negócios e Padrões de