Unidade 6 - metodologia
0,25 em 0,25 pontos
Alberto Carlos Almeida desenvolveu uma das mais amplas pesquisas sobre o que pensa o brasileiro e o seu resultado foi publicado no livro "A cabeça do brasileiro" *
No cap. 1, o autor se propõe a identificar o que é jeitinho a classificação entre favor, jeitinho e corrupção e uma das perguntas separava a população em duas categorias: não mora na capital e mora na capital.
As respostas estão consolidadas na tabela abaixo:
* ALMEIDA, Alberto Carlos. A cabeça do brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007.
A partir dos dados apresentados na tabela é correto fazer a seguinte análise:
I.Na situação pedir a um amigo que trabalha no serviço público para ajudar a tirar um documento mais rápido do que o normal nota-se uma tendência dos residentes fora da capital de classificar mais como jeitinho ou corrupção do que como favor.
II.Na situação um funcionário público receber um presente de Natal de uma empresa que ele ajudou a ganhar um contrato do governo é onde se observa o maior percentual das pessoas pesquisadas que a considera como corrupção.
III. Conseguir liberar o empréstimo mais rápido porque tem um parente no governo é considerado pela maioria das pessoas pesquisadas como um favor.
É correto afirmar que são verdadeiras as afirmações contidas em:
Resposta Selecionada:
Corretae. I e II,apenas.
Resposta Correta:
Corretae. I e II,apenas.
Feedback da resposta:
III. “Conseguir liberar o empréstimo mais rápido porque tem um parente no governo” é considerado pela maioria das pessoas pesquisadas como um jeitinho ( e não favor).
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
No Dossiê Universo Jovem, um projeto cuidadosamente planejado e desenvolvido pela MTV Brasil, publicado em constam os resultados da última pesquisa que se propunha a detectar tendências, entender comportamentos, apreender novos significados e traduzir em posturas as atitudes do jovem brasileiro, revisitando seu universo [...] "
No relatório constam as