Mecânica dos Solos
Todas as obras de engenharia civil, de uma forma ou de outra, apoiam-se sobre o solo, e muitas delas, além disso, utilizam o próprio solo como elemento de construção, como por exemplo as barragens e os aterros de estradas. Portanto, a estabilidade e o comportamento funcional e estético da obra serão determinados, em grande parte, pelo desempenho dos materiais usados nos maciços terrosos.
Karl von Terzaghi é internacionalmente reconhecido como o fundador da mecânica dos solos, pois seu trabalho sobre adensamento de solos é considerado o marco inicial deste novo ramo da ciência na engenharia.8
Vista da barragem de terra da margem direita da Usina Hidrelétrica Peixe Angical, durante sua construção no rio Tocantins, estado do Tocantins, Brasil.
Índice [esconder]
1 Origem e formação dos solos
2 Estado dos solos
2.1 Índices físicos
3 Caracterização
4 Classificação dos solos
5 Compactação
6 Fluxo de água nos solos
7 Compressibilidade
7.1 Modelo mecânico de Terzaghi
8 Resistência ao cisalhamento
9 Geossintéticos
10 Referências
11 Bibliografia
12 Ver também
13 Ligações externas
Origem e formação dos solos[editar | editar código-fonte]
Horizontes do solo. Em geral nos solos tropicais tem-se: a)colúvio b) solo residual maduro c)solo residual jovem d)alteração de rocha.
Os solos tem sua origem na decomposição das rochas que formavam inicialmente a crosta terrestre.9 Esta decomposição ocorre devido a agentes físicos e químicos chamados de agentes de intemperismo. Os principais agentes que promovem a transformação da rocha matriz em solo são: as variações de temperatura, a água ao congelar e degelar, o vento ao fazer variar a umidade do solo, e a presença da fauna e da flora.
Além dos agentes de intemperismo, existem também os agentes